O Mundo Dos NFTs É Mais Uma Possibilidade Blockchain(Grande)

Olá, isto é um ecossistema que só cresce e diversifica, é a tradução do universo “crypto” gerado hoje, com base na semente do Bitcoin, criado pela blockchain. Crédito da imagem: https://art.art/blog/whats-this-non-fungible-token-nfts-craze-all-about-anyway

Temos uma infinidade de possibilidades que nascem a cada dia com as tecnologias provenientes das ideias e estruturas da blockchain. Os projetos DeFi (Finanças Decentralizadas) e o “boom” dos NFTs são os que estão na moda no momento, no entanto, são incontáveis os utilitários já arquitetados no mundo das redes das criptomoedas.

Temos projetos de inteligência artificial, rastreamento de documentos, objetos e pessoas; previsão de mercados, sintetizaçao de ativos do mundo real, internet das coisas, energia solar, moedas estáveis, registro de imóveis, pessoas, carros, etc., corretoras decentralizadas(DEX), pagamentos e transferências rápidas e sem taxas, criação de aplicativos diversos(dApps), gamificação, portais de videos e músicas, serviços para músicos e eventos, cadeia de suprimentos, armazenamento e compartilhamento de arquivos, compartilhamento de banda de internet e energia elétrica, automação diversa, realidade virtual, pesquisa, filantropia, medicina, automobilismo, infraestruturas de rede, etc.

DeFi e NFT ( Non-fungible token ) são categorias bastante vastas e populares para o público em geral. Pois elas abrangem investimentos e arte de forma descentralizada.

Glossário:

DeFi – Iniciais das palavras “decentralized”(De) e “finance”(Fi), quer dizer Finanças Decentralizadas. O termo foi criado para representar este segmento do mercado “crypto”, onde se faz operações e trades de empréstimos (emprestando ou tomando emprestado) por usuários mais modernos, em plataformas típicas desse nicho como Aave, Compound, Uniswap, Synthetix, etc. Os empréstimos são feitos com garantia de alguma moeda que você tenha, que seja compatível com a plataforma, você pode escolher em qual moeda quer receber juros, dentro da lista de moedas oferecidas pela rede. Cada plataforma tem sua lista de moeda aceitas. Interessante pois, você pode emprestar uma moeda que você tenha e que esteja em baixa ( mas você não quer vendê-la e quer segurá-la ) … ai você empresta esta moeda, recebe os juros sobre ela em alguma moeda que você acha que irá subir…

NFT (Non-fungible token) – quer dizer token não-fungível, ou seja, um token(contrato inteligente) que não pode ser substituido. Algo não-fungível é algo que só exite um, único em quantidade, qualidade e valor. Exemplo: quadro da Mona Lisa, um autógrafo de um ídolo que já morreu, uma arte digital única ( neste caso deve haver provas que é única mesmo ). Artistas da música mundial, artistas da web com imagens digitais, nomes de domínios, e uma infinidade de coisas podem ser nftokenizadas. A maioria esmagadora desses serviços ainda são baseados na rede da Ethereum, mas isso deve mudar rapidamente, pois suas taxas são amargas como fel.

Autor – Alvimar Olímpio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *